sexta-feira, 29 de outubro de 2010

atividades fisicas

Importancia da corrida:
 A corrida de longa distancia diminui as taxas sangüíneas de mau colesterol (LDL) e estimula a produção do bom colesterol.( HDL). Fortalece ossos prevenindo osteoporose. Ajuda a controlar o estresse (stress). Torna o sono mais agradável. Diminui a ansiedade

O organismo melhor condicionado, melhor oxigenado permite uma vascularização do cérebro muito mais eficiente e por conseqüência aumentando o grau de agilidade do raciocínio e sua função intelectual, levando a um melhor desempenho nas tarefas e atividades que exigem discernimento, reflexão, análise e solução de problemas, maior agilidade para tomadas de decisão. Além disso o individuo praticante da corrida de longa distancia esta adquirindo longevidade, conseqüentemente uma saúde diferenciada.
Dicas para uma boa corrida:
- Roupas leves e claras, que não retenham suor, são as mais indicadas para o esporte.
- Use tênis leves, com sistema adequado de amortecimento e que sejam flexíveis. Cada pé exige um tipo específico de tênis.
- Recomenda-se a ingestão de alimentos leves, sem gorduras, de uma hora e meia a duas antes da atividade física. Terminado o exercício, é necessário que se reponha os nutrientes perdidos, também com uma alimentação leve.
- Procure correr em pisos mais confortáveis, como terra e grama. Asfaltos e esteiras aumentam os riscos de possíveis lesões.
- Alongue-se antes e depois do exercício físico.











Origem da musculação:
A história da musculação é muito antiga, existem relatos históricos que datam do início dos tempos e que afirmam a prática da ginástica com pesos. Escavações encontraram pedras com entalhes para as mãos permitindo aos historiadores intuir que pessoas utilizavam o treinamento com pesos. Temos esculturas datadas de 400 anos antes de Cristo que relatam formas harmoniosas de mulheres, mostrando preocupação estética na época. Relatos de jogos de arremessos de pedras datam de 1896 A.C. Paredes de capelas funerárias do Egito relatam a 4.500 anos atrás homens levantando pesos na forma de exercícios.

Dicas para sua musculação:
Quando começa a treinar, você não pensa em outra coisa a não ser nos resultados, que precisam aparecer rapidamente e fazer seu esforço valer a pena. E, no caso da musculação, alguns truques fazem mesmo a diferença (e explicam porque seu amigo, que começou a fazer exercícios na mesma época que você, já está com o corpo bem mais definido). "Não basta só pegar pesado na carga, é preciso prestar atenção em outros detalhes para tirar proveito máximo da musculação".
1. Diminua as séries e aumente as cargas
Geralmente, os professores indicam três séries, de doze ou quinze repetições e mesma carga, para cada exercício. Mantenha as três séries, mas varie a carga e o número de repetições. Comece com doze movimentos no peso que você encerrou o último treino e aumente o peso na segunda série, fazendo dez movimentos. Para terminar, aumente o peso novamente e faça oito repetições.

2. Combine exercícios
Em vez de fazer um exercício de cada vez, combine dois deles para o mesmo músculo, intercalando as séries de um e de outro. Isso agiliza o ganho de massa, porque exige um pouco mais do músculo, potencializando o treinamento em geral.

3. Volte a carga bem devagar
Na hora de erguer o peso, faça o movimento com máxima intensidade. Chegue ao limite e volte devagar. No retorno à posição de repouso, as fibras musculares sofrem microlesões, fazendo com que a recuperação leve ao aumento de músculos.

4. Esgote os músculos
Após suas três repetições habituais, diminua o peso no aparelho (pode colocar uma carga de nível leve) e repita o movimento bem rapidamente, várias vezes. Pare apenas quando sentir queimar. Assim, seu músculo trabalha no limite e é obrigado a se fortalecer com urgência. Só não exagere, prevenindo-se de lesões que impediriam o treino.

5. Comece trabalhando músculos grandes
Isso exige maior esforço e os músculos pequenos atuam como auxiliares. Por exemplo: treine peito antes de treinar bíceps. Treine quadríceps antes de estimular os glúteos.

6. Combine aparelhos e peso livre
O exercício com peso livre, geralmente, é mais difícil de ser executado, enquanto o exercício com aparelho isola melhor o músculo.

7. Aumente a carga todos os treinos
Em vez de ficar por um mês trabalhando com a mesma carga, troque o peso a cada treino, de acordo com sua capacidade. Isso estimula seus músculos a se desenvolverem.

8. Espere um minuto entre as séries
O ideal é descansar um minuto, repetindo a série com mais potencia. O intervalo é necessário para garantir a intensidade do treino.

9. Respire na hora certa
Quando estiver na fase de contração muscular, inspire. E, na volta do movimento, expire. O trabalho dá mais energia para o treino e, pela contração do abdômen, protege sua coluna.

10. Durma bem
O sono recupera o corpo para o treino do dia seguinte e libera hormônios que ajudam a aumentar a massa muscular.

11. Descanse o corpo
Você precisa de, pelo menos, um dia de descanso entre um treino e outro. Esse tempo é necessário para o seu corpo se recuperar das microlesões ocorridas na musculação. Se quiser treinar durante todos os dias da semana, peça ao professor que divida seu treino em dois (um dia para braços, peito e costas e outro para pernas e glúteos, por exemplo).

























Origem  do método  pilates:
O criador do método Pilates, Joseph Pilates, era um homem extremamente inteligente e intuitivo. Teve uma infância difícil e grande debilidade física, mas ainda assim lutou pela sua sobrevivência. Talvez por sua fragilidade, Joseph Pilates dedicou um esforço suplementar a melhorar a sua condição física. Na sua juventude, Pilates estudou e especializou-se em musculação, mergulho, esqui e ginástica. Em 1912, Pilates mudou-se da Alemanha (onde nasceu em 1880) para Inglaterra, onde começou a ganhar a vida como pugilista e artista de circo. No início da Primeira Guerra Mundial, esteve num campo em Lancaster e, posteriormente, na Ilha de Man, local onde trabalhou como enfermeiro. Depois da guerra, Pilates voltou para Hamburgo, onde permaneceu até 1926. Só neste ano é que Pilates, desiludido com o exército alemão, se mudou para os Estados Unidos.
Dicas Exercícios:
Deixe sua região lombar bem apoiada no chão e prenda o umbigo em direção à coluna. Traga o queixo para o peito e olhe para o umbigo. Atenção para não permitir que os abdominais relaxem.

Inspire devagar pelo nariz, “bombeando” os braços em movimentos rápidos e
curtos para cima e para baixo (na altura dos quadris), contando até 5.

Expire devagar pela boca e continue a movimentar os braços mais 5 tempos (inspire contando 1,2,3,4 e 5 e expire contando 1,2,3,4 e 5). Repita até completar 10 respirações. Meta: fazer o exercício com as pernas estendidas, os pés na altura dos olhos e a parte alta do tronco fora do apoio.



























Esporte preferido

Origem do voleibol

O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.

Ao inventar  o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.

Algumas dicas:

1) Se você estiver treinando sozinho, pegue a bola e dê algumas manchetes na parede; se tiver um companheiro, melhor, um fica passando a bola para o outro, também em manchete;

2) Fique parado na rede e saia correndo para receber a bola e executar o passe, isso cria graus de dificuldade;

3) Fique na esquerda e peça para o sacador sacar na direita, porque da mesma forma, cria dificuldades para o passador

4) O trabalho de pernas também é muito importante; elas têm de estar sempre flexionadas, com a esquerda à frente, quando estiver na direita, e vice-versa.

Não precisa ficar muito tempo treinando, porque não importa a quantidade do treino e sim a qualidade do trabalho.

Lembre-se sempre de uma coisa: um bom passe resolve 50% do ataque. No voleibol, tudo está interligado. Se o passe é bom, o levantador pode acionar corretamente o atacante e este tem todas as condições de pontuar. Se o passe falha...já viu!!!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tabela do IMC

O resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo:
IMCClassificação
< 18,5            Magreza
18,5 – 24,9            Saudável
25,0 – 29,9            Sobrepeso
30,0 – 34,9           Obesidade Grau I
35,0 – 39,9           Obesidade Grau II (severa)
≥ 40,0           Obesidade Grau III (mórbida)

Como utilizar o IMC

O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros.
\mbox{IMC} = \frac{\mbox{massa}}{(\mbox{altura} \cdot \mbox{altura})}

Origem do IMC

Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fórmula de FCM

Para não sobrecarregar o coração e garantir uma boa performance, os profissionais orientam para que os batimentos cardíacos fiquem entre 65% e 85% da Freqüência Cardíaca Máxima (FCM). Para obter esse índice subtraia sua idade de 220 e calcule as porcentagens do total. Exemplo: se tem 30 anos, 220 - 30 = 190. Caso as porcentagens pedidas sejam exatamente estas (65% e 85%, por exemplo), o resultado será: 190 x 65% = 123 batidas por minuto e 190 x 85% = 161 batidas por minuto – essas são as zonas-alvo de treinamento, ou seja, o número mínimo e máximo de batimentos cardíacos por minuto que você deve manter.

Como utilizar?

Sua freqüência cardíaca máxima é simplesmente o mais rápido que seu coração bate durante o esforço máximo na corrida. Há várias fórmulas usadas para estimar a freqüência cardíaca máxima, mas elas somente dão grossas estimativas. Sua freqüência cardíaca máxima real pode ser até 20 batimentos por minutos maior ou menor do que a prevista por fórmulas.

O que é Frequência Cardíaca Maxíma?

A aptidão cardiorrespiratória é o que determina a intensidade do esforço que os sistemas cardíaco e respiratório suportam. Ela é individual e depende de fatores genéticos e do nível de atividade física que o indivíduo está acostumado a praticar. A freqüência cardíaca máxima está diretamente associada a aptidão cardiorrespiratória. Expressa o número de vezes que o coração é capaz de bater por minuto.
Com relação ao exercício físico, a freqüência cardíaca máxima é sinal vermelho. É o limite superior do seu esforço, é o ápice de trabalho que seu músculo cardíaco pode realizar e que, portanto, não deve ser desrespeitado.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Estatísticas - Obesidade

Como evitar a obesidade infantil

Encher as alimentações, como o café da manha, com frutas e sucos naturais é uma ótima medida para substituir os refrigerantes e as pizzas. Os pais devem dar o exemplo de uma boa alimentação, pois as os pais são os espelhos para os filhos. Por isso mudar a alimentação de todos na casa é indispensável.
Deve-se estimular a pratica de exercícios físicos, mas sem estresse para a criança, ou seja, deve ser algo que agrade o filho, e não que ele faça obrigado. Não pode proibir a criança de comer, e sim reeducar a sua alimentação.

Como evitar a obesidade

 Toda pessoa deve realizar algum tipo de atividade física com duração de aproximadamente uma hora diariamente, no qual a prática desta irá evitar a acumulação de gordura no organismo através do aumento do gasto energético. Para quem pensa que cintas ou bolsas plásticas enroladas ao corpo faz emagrecer, engana-se, pois o que a única coisa resultante da utilização destes é a desidratação do organismo que não é nada legal ao organismo.

Obesidade infantil

A obesidade infantil é uma condição médica que afeta cada vez mais crianças. A obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentaresatividade física, bem como, fatores biológicos, de desenvolvimento, doenças, comportamentais e psicológicos.

O que é obesidade?

É uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético.

Evite o sedentarismo II

A vida nos grandes centros urbanos com a sua automatização progressiva, além de induzir o indivíduo a gastar menos energia, geralmente impõe grandes dificuldades para ele encontrar tempo e locais disponíveis para a prática das atividades físicas espontâneas. A própria falta de segurança urbana acaba sendo um obstáculo para quem pretende fazer atividades físicas. Diante dessas limitações, tornar-se ativo pode ser uma tarefa mais difícil, porém não de todo impossível.
As alternativas disponíveis muitas vezes estão ao alcance do cidadão porém passam desapercebidas.
Aumentar o gasto calórico semanal pode se tornar possível, simplesmente reagindo aos confortos da vida moderna. Subir 2 ou 3 andares de escada ao chegar em casa ou no trabalho, dispensar o interfone e o controle remoto, estacionar o automóvel intencionalmente num local mais distante, dispensar a escada rolante no shopping-center, são algumas alternativas que podem compor uma mudança de hábitos.

Evite o sedentarismo

Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola é uma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida.

Sedentarismo II

O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Segundo um trabalho realizado com ex-alunos da Universidade de Harvard, o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas.

Sedentarismo

O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Atividade física pode previnir doenças

Protege de doenças sérias como doenças cardíacas, hipertensão arterial, estresse, depressão. Além disso, mulheres que fazem exercício com regularidade apresentam menores índices de câncer de cólon e mama. Outro grande benefício da atividade física é prevenir osteoporose, artrite, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.

Importância da atividade física na perda de peso

Ajuda na perda e controle de peso de forma saudável. Só com a atividade física conseguimos diminuir o peso sem perder massa muscular. E, como se sabe, a perda de massa muscular é extremamente prejudicial para aqueles que desejam emagrecer com saúde.

Atividade física e melhora no sono

A atividade física pode melhorar o sono em adultos e idosos que apresentam insônia. O mecanismo é simples. Com 30 a 40 minutos de caminhadas ou exercícios de baixo impacto pelo menos 3 vezes na semana, sua musculatura relaxa, reduzindo o estresse, levando a melhores noites de sono.

Legumes

Os legumes são fontes de vitaminas, que é necessária nas refeições, e saiba que elas são importantes. Os legumes colorem os nossos pratos. E alguma substancia encontrada nelas previne doenças. Portanto, as cores também representam muita saúde como, por exemplo, o betacaroteno, presente nos alimentos amarelo e alaranjado que previne certos tumores , assim como o licopeno, que está em frutas e legumes vermelhos. Portanto as frutas e legumes não substituem as receitas medicas, e nem a orientação de um profissional, mas é necessário ao nosso organismo.

Frutas

As frutas além de serem deliciosas ainda exercem papéis importantíssimos no nosso organismo, pois são fontes de água, fibras (celulose), diversas vitaminas, sais minerais, frutose ou levulose (que são os açucares naturais das frutas), carboidratos, gorduras e proteínas, de uma maneira bem equilibrada.

Crianças

Para um crescimento saudável, uma criança precisa de muita energia, a qual deve ser fornecida por uma alimentação saudável. Ao longo dos anos, o consumo energético tem vindo a diminuir nas crianças, os níveis de atividade física também baixam. Apesar de esta relação não ser por si só um problema direto, existem cada vez mais crianças com excesso de peso e problemas de obesidade infantil.

O que comer?

Na sua rotina alimentar coma de tudo, o prato típico do brasileiro, geralmente é um bom exemplo: arroz, feijão, salada crua, verdura cozida (com pouco óleo), um pedaço de carne (de preferência aves e peixes) e de sobremesa uma fruta. Deixe as comidas mais pesadas para dias de festa.